asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

FaceTime do iPhone 4 e a operadora Vivo. Uma solução para o problema

with 46 comments


Todos sabem que o iPhone 4 foi lançado no Brasil no último dia 17 de setembro com alguma repercussão.

Infelizmente por aqui essa celebração, que acontece a cada novo smartphone da Apple lançado, não chega nem próximo da comoção que ela provoca em outras praças. Especialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Mas eu não escrevo esse post para comentar sobre o lançamento do iPhone 4, o motivo é outro. Aqui eu vou ensinar como ativar o recurso FaceTime para os usuários da operadora Vivo que estão enfrentando problemas em utilizá-lo.

O FaceTime é um dos recursos mais legais disponíveis no iPhone 4 e permite a realização de videoconferências de iPhone 4 para iPhone 4 através de redes WiFi.

O FaceTime utiliza a rede da operadora apenas para estabelecer a conexão entre os dois iPhone 4. Após estabelecer o contato inicial a comunicação passa a ser realizada apenas através da rede WiFi onde os aparelhos estiverem conectados (você precisa de uma rede WiFi para utilizar o FaceTime), sem qualquer tarifação da operadora para os usuários independente do tempo de conversação.

Para usá-lo bastaria acessar Ajustes > Telefone e ativar o FaceTime. Ocorre que aqui no Brasil, nossas queridas operadoras de telefonia, parecem estar sempre de plantão, prontas para complicar as nossas vidas, não é mesmo?

A ativação do FaceTime se dá através do envio automático de uma mensagem SMS para um provedor de serviços na Inglaterra contratado pela Apple para essa finalidade. No Brasil todas as operadoras enfrentaram problemas para permitir que essa ativação ocorresse de maneira simples e transparente para o usuário, como havia sido planejado pela Apple.

Todas as operadoras no entanto já se manifestaram a respeito do problema, informando inclusive que não cobrarão pelo envio do SMS, exceto a Vivo que ainda não assumiu uma postura muito clara a respeito da ativação do FaceTime (ela apenas informa que resolverá o problema em tempo hábil).

Para piorar as coisas para os clientes da Vivo, ao sincronizar o iPhone 4 pela primeira vez com o iTunes, para a necessária ativação do aparelho (nada diretamente relacionado com o FaceTime), a Vivo baixa um arquivo de atualização de ajustes da operadora que simplesmente bloqueia a ativação do Face Time.

O arquivo em questão é um recurso plenamente legítimo e necessário para manter o iPhone atualizado para utilizar os recursos de qualquer operadora. Os arquivos de atualização deveriam conter apenas ajustes importantes para o correto funcionamento do seu telefone. No entanto, no caso da atualização disponibilizada pela Vivo, ocorre o bloqueio da possibilidade de envio da mensagem SMS necessária a ativação do Face Time para o iPhone 4.

E como eu já disse, a respeito disso a Vivo limita-se a informar que está trabalhando em uma solução para o problema.

Mas saiba que você não precisa esperar pela solução da Vivo para ter a solução.

Se você é cliente da operadora, comprou um iPhone 4 e deseja utilizar hoje mesmo o FaceTime existe uma solução bastante simples e segura para a ativação do FaceTime. E eu vou ensinar como fazer isso aqui:

Se você está lendo esse post e ainda não fez a primeira sincronização do iPhone 4 com o iTunes, ao iniciar a sincronização e receber a notificação sobre as atualizações da operadora, simplesmente as desconsidere (não permita a instalação) e siga com a sincronização normalmente.

Agora para ativar o Face Time basta acessar: Ajustes > Telefone e selecionar a ativação do Face Time. Se tudo correr bem, o recurso será ativado e permanecerá assim, sem nenhum problema (você pode desativá-lo e reativá-lo a qualquer tempo e a seu critério, bastando para isso virar a “chave” do software).

Mas se no seu caso você já sincronizou o iPhone 4 previamente com o computador utilizando o iTunes e instalou a atualização da operadora (atenção: ela que é responsável pelo bloqueio da ativação do Face Time), não se preocupe.

Parta ativar o FaceTime a essa altura primeiro você deve realizar um backup completo dos dados armazenados no seu iPhone 4 utilizando a sincronização do iTunes. Proceda com uma sincronização completa.

Após a sincronização desconecte o cabo USB do iPhone 4 e selecione: Ajustes > Geral > Redefinir. Agora toque na segunda opção, chamada “Apagar Todo o Conteúdo e Ajutes“.

Pronto, seu iPhone 4 foi restaurado para as configurações de fábrica! Mas ainda não acabou.

Agora reconecte o cabo USB e proceda com uma sincronização do iTunes para ativar o telefone.

Atenção: quando solicitada a instalação da atualização de ajustes da operadora, recuse-a e siga em frente.

Após a sincronização, no iPhone 4 vá em Ajustes > Telefone e ative o FaceTime. A ativação deve ocorrer sem nenhum problema (e você pode mantê-la ativada ou desativá-la a qualquer tempo, bastando para isso virar a “chave” do software).

Para encerrar o processo, faça uma nova sincronização com o iTunes e desse vez permita a instalação das atualizações da operadora.

Como o serviço já está ativado, você não enfrentará qualquer problema para utilizar o FaceTime daqui por diante (a atualização da Vivo apenas bloqueia a ativação do FaceTime, não a sua utilização).

Não tenho certeza se a Vivo provocou esse transtorno todo a seus clientes que possuem o iPhone 4 apenas por barbeiragem.

O fato é que você não precisa ficar refém da equipe de suporte da operadora para utilizar o FaceTime no seu novíssimo e lindo iPhone 4, ainda hoje mesmo!

(atenção: não garanto que esse procedimento funcionará para todo mundo, siga o que descrevo aqui por sua conta e risco).

Atualização em 30/09/2010:

Ontem encerrou o prazo dado pela Vivo para solucionar o problema da ativação do FaceTime e a operadora parecer ter cumprido com a promessa. Alguém que estava enfrentando o problema, e não conseguiu solucioná-lo mesmo com a dica aqui do blog, pode confirmar a normalização informada pela Vivo?

Atualização em 01/10/2010:

Continuam os relatos sobre problemas com a ativação do FaceTime através das operadoras brasileiras. Leia mais sobre o assunto no post “Diversos usuários continuam sem conseguir ativar FaceTime em iPhones 4 comprados no Brasil” do blog MacMagazine.

Dica de App em 20/11/2010:

Curtiu o Apple FaceTime? Experimente então o Tango, com ele é possível utilizar além do WiFi, também a rede 3G para vídeo chamadas.

Written by @antoniofonseca

terça-feira, 28 setembro, 2010 às 12:12 pm

46 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Boa tarde, tudo bem!!! Eu já tinha procedido este tutorial no dia 19 agora e obtive exito, usei de monte este excelnte recurso, com chamadas internacionais inclusive, pois bem, fiz um novo restaure no meu iphone ontem e pinba, cadê meu FaceTime ativado. Já restaurei via itunes, apaguei todo conteudo, apaguei configuracoes de rede, sempre negando a atualizacao do perfil da operadora 8.1 e nada, ja repeti isto umas 30 vezes na ultima hora, rs. A Vivo nem faz nada pois há uma previsão para amanha dia 29 as 23h45, ou seja, esperar ou esperar. Maldita hora que fui fazer um restaure. Outra coisa, outro amigo meu que tinha o FT ativado de boa tb da vivo, simplesmente desabilitou para reabilitar logo em seguida, e adivinha “ESPERANDO ATIVAÇÃO” tb.

    Francisco Spadaro

    terça-feira, 28 setembro, 2010 at 4:08 pm

    • Francisco, por aqui funcionou.

      Você fez o “reset” completo? Ativou o telefone e não instalou mais nada (podes inclusive interromper a primeira sincronização no meio)? Entrou na rede WiFi, ativou o Face Time em Ajustes > Telefone? E tentou ligar para outro iPhone 4 (também conectado em rede WiFi) para realizar o teste?

      Se quiseres realizar um teste comigo envia uma mensagem para antonio.fonseca -at- gmail.com.

      ASF

      terça-feira, 28 setembro, 2010 at 6:08 pm

      • Bom dia, obrigado pela resposta. Acabei de refazer tudinho, passo a passo, reset geral pelo aparelho, ativaçao via itunes, negando a atualizacao 8.1 da vivo. Nem sincronizei ou restaurei o backup do aparelho, ejetei do itunes assim que ativou, deixei meu iphone cru, com recem saido da caixa. Agora o que fiz de diferente foi conectar no wifi antes de tentar ligar o face time, porem nada, ainda na bendita ESPERANDO ATIVAÇAO. Reforço que ja tinha feito este procedimento dia 19 e de fato de certo, ele realmente funciona, ja testei. Acredito então que este procedimento só funciona uma vez, pois estou tentando fazer de novo e nao ta dando certo. Bom hoje as 23h45 termino o 5 prazo que a Vivo deu para regularizar o serviço, Sao longuinho, Sao longuinho, se a vivo nao prorrogar o prazo dou 3 pulinhos… abraços

        Francisco Spadaro

        quarta-feira, 29 setembro, 2010 at 10:01 am

    • Pessoal emu caso é ainda pior, nemme aparece a solicitação de a instalação da atualização de ajustes da vivo. Já deixei meu iphone cru tb e nada de ativação nem o Face Time e nem do Imessage. É brincadeira só consigo receber ligações face time de alguem não consigo fazer. Se tiveres como auxiliar o burrinho aqui passo a passo após fazer o restaure do iphone eu agradeço.Outra coisa, se eu mudar de operadora é possível eu conseguir? Possuo um chip da Tim. Se eu colocar o chip antes de fazer a reinstalação será que consigo na boa?

      Podem me ajudar?

      Renato Passos

      quinta-feira, 26 julho, 2012 at 3:14 pm

  2. Amigo, o meu ativou muito obrigado pla dica.
    Voce tem o dom, foi o primeiro Brasileiro que deu uma dica que funciona para Vivo.
    Abracos

    Guilherme

    terça-feira, 28 setembro, 2010 at 9:47 pm

  3. Esse procedimento é muito antigo. Já fiz isso várias vezes e nada!!
    Sou da Vivo não portado.
    Isso daí já fiz umas trocentas vezes, nunca deu certo.

    Guilherme

    terça-feira, 28 setembro, 2010 at 11:31 pm

    • Guilherme, certifique-se de que está seguindo à risca cada um dos passos descritos na ordem correta. Leia também minha resposta ao Francisco logo acima. Um abraço.

      ASF

      terça-feira, 28 setembro, 2010 at 11:55 pm

      • Parece que existe um problema nos servidores no UK onde é feita a bendita ativação,que não reconhece alguns números do Brasil. Já havia tentado isso em duas linhas,dois telefones sem sucesso. Cheguei a editar o arquivo IPCC 8.1 da operadora(Vivo)que faz que ele mande o SMS para o numero errado,isso o tranforma no 8.0,mas, nada! Enquanto não corrigirem o problema com todos os números,alguns como o meu e de outros, não vāo ativar! O problema não é tāo simples assim,infelizmente.

        Sergio

        quarta-feira, 29 setembro, 2010 at 12:28 am

      • Olá Sérgio, obrigado pelas informações. Certamente quanto mais informação melhor para ajudar a esclarecer essa situação desagradável para nós usuários dos serviços das operadoras brasileiras.

        Quanto a problemas nos servidores no UK eu não estou completamente convencido disso, mesmo porque os números são gerados pelas operadoras brasileiras para eles, não é mesmo?

        Mas é claro que não podemos isentar completamente a responsabilidade da Apple nesse problema. Afinal de contas para lançar o produto no Brasil ela deveria certificar-se de que tudo estaria em ordem previamente.

        O fato é que o procedimento descrito aqui no blog parece funcionar para alguns, mas infelizmente ainda não soluciona o problema em definitivo.

        ASF

        quarta-feira, 29 setembro, 2010 at 12:37 am

  4. Olá Antonio. Sim, precisamos trocar informações e nos unir. Parabenizo-o pelo blog.
    Quanto ao problema dos servidores no UK,não posso garantir que seja esse o culpado,apenas, repassei o que li em outro lugar por uma pessoa que entende bem do assunto,mas que pode estar errada,claro.

    Agora,um absurdo o descaso da Apple viu? Para que tanta palhaçada? As operadoras brasileiras não são oficiais para eles? Para que ter que ser no Uk ?! Ativei o FT do ipod touch em segundos através de email!

    Sergio

    quarta-feira, 29 setembro, 2010 at 12:57 am

    • Pessoal emu caso é ainda pior, nemme aparece a solicitação de a instalação da atualização de ajustes da vivo. Já deixei meu iphone cru tb e nada de ativação nem o Face Time e nem do Imessage. É brincadeira só consigo receber ligações face time de alguem não consigo fazer. Se tiveres como auxiliar o burrinho aqui passo a passo após fazer o restaure do iphone eu agradeço.Outra coisa, se eu mudar de operadora é possível eu conseguir? Possuo um chip da Tim. Se eu colocar o chip antes de fazer a reinstalação será que consigo na boa?

      Renato Passos

      quinta-feira, 26 julho, 2012 at 3:05 pm

      • Renato, esse problema de ativação do FT já foi solucionado faz tempo.

        Verifique se você está usando um Apple ID válido para ativar o serviço e se o seu iPhone está com o iOS na versão mais recente e sem jailbreak.

        @antoniofonseca

        quinta-feira, 26 julho, 2012 at 3:09 pm

  5. fiz sim, tudo como está ai
    não vai nem com reza brava

    Guilherme

    quarta-feira, 29 setembro, 2010 at 1:05 am

  6. O meu ativou, mto obrigado pela dica.

    ana

    quarta-feira, 29 setembro, 2010 at 9:03 pm

  7. A vivo vendia (talvez ainda venda) celular com bluetooth bloqueado “por segurança”. Que diabos! Se o fabricante colocou o recurso porque bloquear?

    Simples: com bluetooth as pessoas podem copiar conteúdo sem pagar sms. A Vivo é inimiga dos smartphones. É uma porcaria…

    Felipe S. Gomes

    quinta-feira, 30 setembro, 2010 at 1:43 am

  8. Hoje, dia 30 de setembro, ativei o Facetime pela Vivo e, MILAGRE, ativou. Saiu da maldita mensagem “esperando ativação”. Agora aparece “seu no. de telefone será visto por quem receber sua ligação do Facetime”.

    Paula Souto

    sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 12:05 am

  9. Nada !! Já fiz de tudo.. e nada do facetime funcionar.. pelo visto o jeito vai ser trocar de operadora… e como a vivo insiste em dizer que está arrumado.. imagino se alguém de lá sequer tem iphone pra saber do que está falando…

    Luciano

    sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 9:16 am

    • Luciano, recomendo que você faça um backup completo do seu iPhone e um reset. E depois tente a ativação. Inclusive não existe mais motivo para usar o passo-a-passo descrito aqui no blog uma vez que a Vivo informa que já normalizou o processo de ativação do Face Time na rede.

      ASF

      sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 4:51 pm

      • Já fiz backup… já restaurei … já apaguei tudo… e nada de facetime.. continua na mesma “Esperando por Ativação…”

        Já escrevi no blog da vivo também.. e nada.. ou sou o usuário de iPhone mais azarado do mundo.. ou … a Vivo está dizendo que normalizou só da boca pra fora… aqui em casa temos 2 e nenhum deles está conseguindo ativar o facetime…

        Abraços

        Luciano

        sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 4:53 pm

      • Parece que existem alguns números com prefixo que ainda apresentam problema. Se mudar de número for uma possibilidade pra você e você estiver realmente com pressa para ativar o Face Time, passa em uma loja da Vivo e pede a mudança do número, quem sabe você testa na loja mesmo e resolve o problema.

        ASF

        sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 6:09 pm

  10. Mais uma ligação para o atendimento de smartphone da vivo.. mais uma decepção.. o atendente nem sequer saber que o blog da vivo (vivoblog) existe… não sabe nada sobre como resolver o facetime … e não tem nenhuma “tratativa” pra poder me passar… sempre bom saber q podemos contar com a vivo… e ainda me ligaram de volta e deixaram na musica em hold… comecaram a usar de tortura tb vivo??

    Luciano

    sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 5:06 pm

    • Experimenta então perguntar a eles sobre o Visual Voice Mail do iPhone e você verá ouvirá uma expressão de espanto e surpresa do atendente. Esses call centers terceirados estão muito longe de prestar um serviço de pós-venda decente amigo.

      ASF

      sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 6:12 pm

      • Agora.. não sei se fico contente ou ainda mais bravo… Minha linha nasceu da Vivo, tem mais de dois anos. A linha da minha esposa foi migrada da TIM há 3 dias.. e adivinha? O dela está com facetime ativo e o meu não… Qual seria a explicação da Vivo pra isso?🙂

        Luciano

        sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 8:53 pm

      • A situação que você enfrenta parece estar relacionada com os relatos de que alguns números realmente continuam apresentando problemas e outros não. Leia acima a minha resposta ao comentário do Luciano.

        ASF

        sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 11:46 pm

  11. Esse voicemail é uma palhaçada da Vivo! Como prometarm em 2008 e 2009 e não cumpriram, acionei o MP, e um promotor já instaurou inquérito civil para apurar tudo isso! Vamos aguardar. Em breve, vāo ter que explicar o FT. Se todo mundo acionasse os órgãos competentes, talvez estivéssemos melhor…

    Não ligo mais pra Vivo. Tanta burrice que fiquei até doente!

    Sergio

    sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 7:10 pm

    • Sergio, se possível deixe-nos informado sobre essa ação contra a operadora.

      Sabes que eu era cliente da Claro e precisei ligar um sem número de vezes para a operadora para que eles entendem-se do que se tratava o Visual Voice Mail e o ativassem para a minha linha e aparelho.

      Faz pouco tempo eu fui praticamente forçado a migrar para a Vivo porque a Claro em minha cidade não está mais oferecendo um sinal com o mínimo de qualidade sequer para realizar e receber ligações.

      No momento eu ainda não tive saúde suficiente para encarar em contato com a Vivo e encarar o desafio será a ativação do Visual Voice Mail no iPhone 4 com a nova operadora. Quem sabe mais adiante.

      ASF

      sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 8:16 pm

      • ASF,claro, informo sim.
        Também vim da Claro, e o VVM funcionava perfeitamente. Tive que migrar para a Vivo pois o sinal aqui em casa era péssimo e eles nada fizeram para melhorar,simplesmente, falaram que os “técnicos” haviam checado a antena mais próxima e estava tudo ok. Fora, as faturas todo mês erradas, a mais, claro, me estressei muito! Agora, essa Vivo…Na verdade,é quase tudo a mesma porcaria. Por isso, acho que temos que cobrar tudo funcionando deles,perfeitinho,porque cobrar eles sabem muito bem!
        Abraços.

        Sergio

        sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 8:37 pm

      • Concordo plenamente.

        ASF

        sexta-feira, 1 outubro, 2010 at 11:44 pm

  12. Fiz isto com o meu telefone da VIVO e não funcionou, só perdi um tempo para repor tudo de volta no celular.

    Claudio

    quarta-feira, 13 outubro, 2010 at 12:47 am

    • Claudio,

      Sinto muito. Infelizmente não posso dar garantias de que o procedimento funcione para todos como já deixei claro.

      Entre em contato com a Vivo e exija seus direitos como cliente.

      ASF

      quarta-feira, 13 outubro, 2010 at 1:19 am

  13. Pessoal, o gerente da loja da Vivo me disse que o problema era com alguns números da Vivo (o meu começava com 92) e sugeriu, como solução imediata para o problema do facetime, a troca do número. Troquei o número e deu certo.

    Patricia

    segunda-feira, 8 novembro, 2010 at 9:00 pm

  14. Minha linha da Vivo começa com 92 e espero há mais de 2 meses a ativação do Facetime sem sucesso. Também já fiz de tudo e nadaaaaaaaaaa! Será que a Vivo vai mesmo solucionar esse problema? Já estou duvidando.

    Nicola Canonico

    quinta-feira, 18 novembro, 2010 at 10:47 pm

    • Minha sugestão: solicite a mudança do seu número se quiser usar o Facetime.

      ASF

      sábado, 20 novembro, 2010 at 8:13 pm

    • Experimente também o Tango na App Store.

      ASF

      sábado, 20 novembro, 2010 at 8:14 pm

  15. Caro amigos proprietários do iPhone 4 acho que depois de muita luta achamos o problema da operadora vivo para ativacao do face time. Todos nos sabemos através de vários depoimentos que a msg de texto que pela qual ativa o serviço ainda passa por anormalidades, a questão êh que alguns números novos ainda não estão formatados para mandar a msg internacional de ativacao. 1 passo se o seu iPhone não ativa o face time de jeito nenhum tente entrar em Ajustes depois Telefone entre no seu número e edite da seguinte forma ex: 011 99990000 mude para +55(11)99990000 esta êh uma das alternativas que funcionou em um de meus iphones porém no outro iPhone tive que trocar por um número antigo da vivo pois este a msg já vem pre configurada e não ocorre o problema se funcionar para alguém favor postar boa sorte.

    Luiz fernando

    sexta-feira, 3 dezembro, 2010 at 3:35 pm

  16. Ola! tenho um iphone4 da vivo, fui tentar fazer o procedimento aqui descrito e meu telefone ficou todo travado. fica somente na tela inicial que aparece o simbolo da apple. Alguma dica?? não sei oque fazer.
    agradeço a atençao.

    Ola!

    segunda-feira, 20 dezembro, 2010 at 10:22 pm

    • É muito improvável que isso tenha relação com o procedimento aqui descrito. Tente fazer um reset completo no iPhone: pressione o botão frontal e de liga/desliga simultaneamente até o telefone reinicializar.

      ASF

      terça-feira, 21 dezembro, 2010 at 11:30 am

  17. OLA GALERA TENHO UM IPHONE 4 OPERADORA VIVO..
    MUITO ENGRACADO O QUE ACONTECEU COMIGO NA COMPRA DO IPHONE NADA DO FACE TIME ATIVAR VOLTEI A OPERADORA E TROCARAM MEU IPHONE POR OUTRO E NADA BOM M BELO DIA LENDO OS BLOGS PEGUEI MEU TELEFONE PARA RESTAURAR MAS ANES DISSO ATIVEI O WI-FI NO IPHONE DEPOIS FUI ATE AJUSTE TELEFONE ATIVEI O FACE TIME APAREU ESPERANDO ATIVACAO MAS NA MESMA HORA FUI NO MEU NUMERO DE TELEFONE E TIREI O 55-65 DO MEU NUMERO DEIXANDO SO O
    NUMERO 9202-XXXX E QUANDO OLHEI TINHA ATIVADO O FACE TIME NAO ACREDITEI NO QUE ESTAVA VENDO UM MILAGRE…
    TENTE FAZER ISSO ESPERO QUE CONSIGAM…

    ROBSON

    domingo, 26 dezembro, 2010 at 11:55 pm

  18. Olá a todos!

    ASF sei que esta postagem é sobre o iphone, mas gostaria de uma ajuda, por favor qualquer pessoa que souber, me ajude.
    Comprei um celular bloqueado da vivo, mas não sabia que o bluetooth também fosse bloqueado. Tentei conectar via bluetooth ao computado, mas não consegui. Não sei se de fato é bloqueado, mas tenho quase certeza pelos comentários na net, porque já fiz atualização pela sony, já ativei para visivel e nada. Como devo proceder para desbloquear?

    Muito grata.

    Bela

    sábado, 3 dezembro, 2011 at 6:23 pm

    • Bela, não saberia como ajudá-la, especialmente porque não disponho de maiores informações sobre o modelo do seu aparelho.

      Recomendo uma visita a loja onde você comprou o aparelho e uma pesquisa no Google informando o modelo e descrição do que você deseja fazer usando o Bluetooth.

      @antoniofonseca

      segunda-feira, 2 janeiro, 2012 at 10:33 am

    • Bela, os iPhones tem o bluetooth bloqueados pela Apple. Você só consegue se comunicar com outro iPhone,iPod, iPad ou um computador Mac. Talvez, por jailbreak seja possível mas como não uso, não posso ajudar mais. Boa sorte!

      Sergio

      segunda-feira, 2 janeiro, 2012 at 10:43 am

      • Sergio, acho que a Bela não está se referindo ao iPhone. Suponho que o aparelho dela é do fabricante Sony.

        @antoniofonseca

        segunda-feira, 2 janeiro, 2012 at 10:59 am

  19. Rapaz,acho que você está certo mesmo! Não tinha prestado atenção! Fui pela lógica e não reparei que ela se refere à Sony. Abraço.

    Sérgio

    segunda-feira, 2 janeiro, 2012 at 1:04 pm

  20. Senhores, comprei um iPhone 4S e pretendo ativá-lo na VIVO…esse problema do Face to face já foi solucionado pela VIVO. Tenho uma prima que usa sem problemas na operadora TIM. Agora, estou indeciso se vou para TIM ou ativo na VIVO….

    Phill

    sexta-feira, 7 dezembro, 2012 at 7:32 am

  21. Senhores, comprei um iPhone 4S e pretendo ativá-lo na VIVO…esse problema do Face to face já foi solucionado pela VIVO??? Tenho uma prima que usa sem problemas na operadora TIM. Agora, estou indeciso se vou para TIM ou ativo na VIVO….

    Rsrsrs, faltou a interrogação….”esse problema do Face to face já foi solucionado pela VIVO??? ”

    Abraços, galera.

    Phill

    sexta-feira, 7 dezembro, 2012 at 7:34 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: