asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Previsões para 2010: Microsoft reloaded

leave a comment »


Na lista de previsões para 2010 uma das especulações mais interessantes refere-se a compra da RIM (Research In Motion), dona do Blackberry, pela Microsoft.

O primeiro lugar onde li a esse respeito foi no blog do Robert X. Cringely (Microsoft 2010 SP1) e a discussão já aportou em terra brasilis através do blog do Maurício Grego, da Info (Microsoft pode comprar Blackberry).

A RIM possui hoje uma ótima penetração no mercado corporativo (enorme fonte de receita da Microsoft) e começa a se sentir ameaçada pelo avanço tanto do iPhone como da plataforma Android (a Palm está agonizando). Para resistir é importante avançar mais no segmento de uso pessoal e entretenimento, algo que pode ser mais fácil de conseguir com a ajuda da Microsoft.

Por outro lado a aquisição da plataforma Blackberry finalmente pode garantir um futuro para a estratégia de mobilidade da gigante, hoje baseada no alquebrado Windows Mobile.

Vale aqui citar que o “smartphone do Google” lançado recentemente (Google Nexus One Phone) é fabricando pela HTC, que se posiciona como a licenciadora primária da Microsoft no segmento móvel. A HTC é responsável por construir 80% dos aparelhos baseados em Windows Mobile que chegam ao mercado (embora muitos deles comercializados sob marcas diferentes, como é o caso do gPhone).

Trata-se portanto de um negócio que faz sentido para as duas empresas, mas isso é claro, dede que a Microsoft (Steve Ballmer) não ponha tudo a perder como fez no ano passado ao tentar comprar o Yahoo!.

Leia também: Welcome Google Phone

Written by @antoniofonseca

sábado, 9 janeiro, 2010 às 3:42 pm

Publicado em Microsoft

Tagged with , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: