asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Eu quero fazer tethering com o iPhone

with 3 comments


Sou usuário do iPhone 3G na rede da Claro e trata-se de uma experiência bastante satisfatória. Tanto no que diz respeito aos recursos do aparelho/software da Apple quanto dos serviços prestados pela operadora.
Mas ela também não é livre de percalços, vou explicar:
Logo após adquirir o aparelho e contratar os serviços da Claro, percebi que um dos recursos mais bacanas do iPhone 3G não estava funcionando, estou falando do Voicemail. O Voicemail é um recurso de acesso visual a caixa postal de mensagens de voz.
Bem, após seguidas solicitações feitas ao suporte técnico da Claro, finalmente consegui falar com um funcionário da operadora que sabia ao que eu estava me referindo. Ele me ajudou na ativação do recurso (basicamente feita através da rede da operadora).
Mais recentemente ocorreu de não conseguir mais acessar a Internet através do aparelho após meses de uso sem nenhum problema. Entrei em contato com o suporte técnico e me informaram que meu plano de dados seria incompatível com o iPhone! Mas como isso é possível se venho acessando a rede sem problemas esse tempo todo, perguntei!? Fui orientado a modificar o plano de dados e tudo voltou ao normal.
Agora o veradeiro motivo desse post, compartilhar com vocês os detalhes sobre o mais novo desafio que estou enfrentando por ser usuário de uma tecnologia ainda relativamente nova em nosso país.
Acabo de fazer o upgrade do software do iPhone 3G (para o firmware 3.0) e desejo utilizar o aparelho como dispositivo de acesso à Internet em conjunto com o meu computador portátil.
Trata-se de um recurso suportado tanto pelo modelo do telefone que possuo (iPhone 3G), como pela nova versão do firmware. Até sei como proceder para utilizar o recurso sem a necessidade de suporte da operadora, no entanto decidi consultá-los para evitar qualquer eventual dissabor. Para isso entrei novamente em contato com o suporte técnico e vejam a pérola que acabo de receber como resposta à minha consulta:
— início de transcrição de e-mail recebido do suporte técnico da Claro
Prezado Sr. Antonio,
Em atenção ao seu e-mail, informamos que o aparelho iPhone não possui a funcionalidade para utilizá-lo como modem.
Desta forma, não temos o procedimento para auxiliar nesse tipo de utilização.
Sua mensagem foi registrada sob o número de protocolo: 200988590486
Pedimos por gentileza que nos encaminhe as suas solicitações através do nosso site, no endereço http://www.claro.com.br, opção Fale Conosco > Atendimento por E-mail.
Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição para esclarecermos eventuais dúvidas.
Atenciosamente,
Samira Abreu
Diretoria de clientes
Informação>  Claro Empresa > Fale Conosco > Rede 19/06/2009 16:44
Prezados Senhores,
Sou um feliz usuário do Apple iPhone 3G na rede da Claro e venho através desta mensagem solicitar informações sobre como devo proceder para utilizar o recurso conhecido por tethering (utilizar o aparelho como modem para acesso à rede 3G) com o iPhone 3G utilizando o novo firmware 3.0 disponibilizado recetemente pelo fabricante (Apple)?
— fim da transcrição
Ao que respondi imediatamente:
“Prezados Senhores,
Gostaria de informá-los que V.Sas. estão equivocados quanto a afirmação de que o iPhone 3G não suporta o funcionamento como modem (tethering). Recomendo que se informem melhor sobre o assunto podendo assim prestar um serviço de suporte técnico de melhor qualidade para vossos clientes.
Portanto insisto no questionamento e aguardo uma resposta razoável.
Enviado de meu iPhone”
Vamos ver no que isso vai dar. Mas já estou resignado e sei que enfrentarei mais uma batalha semelhante aquela do Voicemail.

Sou usuário do iPhone 3G na rede da Claro e trata-se de uma experiência bastante satisfatória. Tanto no que diz respeito aos recursos do aparelho/software da Apple quanto dos serviços prestados pela operadora.

Mas ela também não é livre de percalços, vou explicar:

Logo após adquirir o aparelho e contratar os serviços da Claro, percebi que um dos recursos mais bacanas do iPhone 3G não estava funcionando, estou falando do Voicemail. O Voicemail é um recurso de acesso visual a caixa postal de mensagens de voz.

Bem, após seguidas solicitações feitas ao suporte técnico, finalmente consegui acesso a um funcionário da operadora que sabia do que eu estava faalando (isso mesmo!). Ele me ajudou na ativação do recurso (basicamente feita através da rede da operadora).

Mais recentemente ocorreu de um belo dia eu não conseguir mais acessar a Internet através do aparelho, após meses de uso sem nenhum problema. Entrei em contato com o suporte técnico e me informaram que meu plano de dados seria incompatível com o iPhone! Mas como isso é possível se venho acessando a rede sem problemas esse tempo todo, perguntei?

Fui orientado a modificar o plano de dados e tudo voltou ao normal.

Agora o verdadeiro motivo desse post: compartilhar os detalhes sobre o mais novo desafio que estou enfrentando por ser usuário de uma tecnologia ainda relativamente nova em nosso país (mesmo com grandes empresas comercializando os serviços a todo vapor).

Acabo de fazer o upgrade do software do iPhone 3G (para o firmware 3.0) e desejo utilizar o aparelho como dispositivo de acesso à Internet em conjunto com o meu computador portátil.

Trata-se de um recurso suportado tanto pelo modelo do telefone que possuo (iPhone 3G), como pela nova versão do firmware. Até sei como proceder para utilizar o recurso sem a necessidade de suporte da operadora (Google, alguém já ouviu falar dele?), no entanto decidi consultá-los para evitar qualquer eventual dissabor. Para isso entrei novamente em contato com o suporte técnico e vejam a pérola que acabo de receber como resposta à minha consulta:

— início de transcrição de e-mail recebido do suporte técnico da Claro

Prezado Sr. Antonio,

Em atenção ao seu e-mail, informamos que o aparelho iPhone não possui a funcionalidade para utilizá-lo como modem.

Desta forma, não temos o procedimento para auxiliar nesse tipo de utilização.

Sua mensagem foi registrada sob o número de protocolo: 200988590486

Pedimos por gentileza que nos encaminhe as suas solicitações através do nosso site, no endereço http://www.claro.com.br, opção Fale Conosco > Atendimento por E-mail.

Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição para esclarecermos eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

Samira Abreu
Diretoria de clientes
http://www.claro.com.br

Informação>  Claro Empresa > Fale Conosco > Rede 19/06/2009 16:44

Prezados Senhores,

Sou um feliz usuário do Apple iPhone 3G na rede da Claro e venho através desta mensagem solicitar informações sobre como devo proceder para utilizar o recurso conhecido por tethering (utilizar o aparelho como modem para acesso à rede 3G) com o iPhone 3G utilizando o novo firmware 3.0 disponibilizado recetemente pelo fabricante (Apple)?

— fim da transcrição

Ao que imediatamente respondi com a seguinte mensagem:

“Prezados Senhores,

Gostaria de informá-los que V.Sas. estão equivocados quanto a afirmação de que o iPhone 3G não suporta o funcionamento como modem (tethering). Recomendo que se informem melhor sobre o assunto podendo assim prestar um serviço de suporte técnico de melhor qualidade para vossos clientes.

Portanto insisto no questionamento e aguardo uma resposta razoável.

Enviado de meu iPhone”

Agora vamos ver no que isso vai dar. No entanto eu já estou resignado pois acredito que enfrentarei uma batalha semelhante aquela do Voicemail.

Written by @antoniofonseca

sexta-feira, 26 junho, 2009 às 8:55 pm

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. As companhias de telefonia são um problema.

    Tentei fazer um plano de dados na Oi, mas o pessoal só sabia fazer planos 3G para modem ou plano iPhone. Se for para outro aparelho dá GPF no atendente.

    Como deu errado na Oi fui para a Claro: fazemos sim. É só se cadastrar no plano controle 35 e depois ligar para não sei onde e pedir o plano 3G: o atendente fez o plano controle, não conseguiu ligar o plano de dados e disse que não conseguiria desfazer o plano de voz.

    Foi necessário trocentas ligações para desfazer a bagunça.

    Eu já comentei que as companhias de telefonia são um problema?

    Felipe S. Gomes

    segunda-feira, 6 julho, 2009 at 4:57 pm

  2. No fundo, no fundo acho que o problema está mesmo com a Anatel.

    A Agência finge que regula e fiscaliza o mercado e as operadoras fingem que cumprem as normas.

    O usuário/consumidor, bem esse não tem mesmo é pra onde correr.

    ASF

    segunda-feira, 6 julho, 2009 at 6:45 pm

  3. Prezado,

    Sou Engenheiro de Sistemas e trabalho com a linha Apple a 15 anos. Acabei de trocar meu 3G pelo 3Gs e conversando com o pessoal da vivo, eu acabei informando a eles que isso era possivel. O pior e que o rapaz que conversava comigo na hora, informou que em um curso oferecido pela Apple Brasil, eles informaram que não era possivel.
    Utilizo normalmente o serviço.
    O dia em que ivermos vendedores técnicos, ou pelo menos mais interessados, isto não irá mais acontecer.
    Graças a minha profissão, dificilmente preciso deles.

    Alex Devitto

    quarta-feira, 16 setembro, 2009 at 3:44 pm


Deixe uma resposta

