asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Windows 7 (2)

with 2 comments


logo_windows_sevenDurante a semana que passou me dei ao trabalho de fazer o download de uma cópia de avaliação do Windows 7 e devo admitir que realmente gostei do que vi.

Tudo indica que o Windows 7 será um substituto a altura do lendário Windows XP. A Microsoft parece ter aprendido a lição e acho muito provável que o sistema venha a se tornar um sucesso de público e crítica. Tudo aquilo que o Vista nem sequer chegou perto de alcançar.

A nova interface com o usuário melhorou significativamente, está mais consistente e coesa. Simplicidade é a palavra chave e isso é bom.

Desenvolver uma interface simples e de qualidade para um sistema inchado e confuso como o Windows é um desafio digno de nota. Portanto a Microsoft está de parabéns.

Mas eu continuo achando que algumas escolhas para o visual da nova geração de interfaces do Windows são definitivamente de gosto duvidoso.

Além disso a decisão de intermediar o processo de configuração do sistema, antes a distância de um clique do botão direito do mouse, com interfaces ao estilo for dummies que acabou criando uma barreira desnecessária entre o usuário e a tarefa a ser executada no Vista ainda está presente em alguns momentos. Isso certamente não era a intenção original dos desenvolvedores.

Eu acredito que eles ficaram tão preocupados em introduzir no Windows as facilidades com as quais usuários de Mac estão acostumados, que esqueceram de um fator importe: Windows e Mac OS X (UNIX) são sistemas completamente diferentes.

Com o Windows 7 a Microsoft deve trazer o Windows de volta para o jogo (o Vista nem sequer conseguiu sentar-se à mesa).

No entanto o mundo fora de Redmond não para e não sumiram os desafios a serem superados pela Microsoft. Dentre eles os mais importantes são a qualidade e segurança superiores dos sistemas da concorrência (Mac OS X, Linux e assemelhados) e o declíno da era do PC.

O Windows 7 tem um futuro promissor, no entanto ainda não chegou nem perto de oferecer aquilo que desejo em um sistema operacional. Continuo achando impossível considerá-lo como meu sistema principal em substituição ao Mac OS X e Linux.

Leia uma ótima avaliação do Windows 7 no Ars Technica.

Leia também: Windows 7 – asf@web

Written by @antoniofonseca

sexta-feira, 16 janeiro, 2009 às 7:36 pm

Publicado em Opinião, Windows

Tagged with ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Baixei mas ainda não testei, mas depois de ler este post acho que vou instalar. Para ouvir você elogiando a Microsoft deve ter acertado na mosca mesmo.

    Mas parece, pelos cometários de outras pessoas, que o Seven vem mesmo a ser o sucessor do XP, uma vez que o Vista não tenha caído, ainda, no gosto popular. Mas apesar das criticas ao Vista continuo utilizando o Vista e gostando muito.

    Deixe-me ir instalar o Seven então.😉

    Jenner Maciejewsky Rocha

    segunda-feira, 19 janeiro, 2009 at 7:48 am

  2. Experimente meu amigo. Acho que você vai gostar bastante.

    ASF

    segunda-feira, 19 janeiro, 2009 at 12:35 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: