asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Multitouch, Singularity, Mojave, Midori e outras promessas da Microsoft

leave a comment »


Impressionante como atualmente a Microsoft lança um factóide depois do outro, sem intervalos, e a mídia parece cair direitinho na dela. Tenho lido por aí análises de produtos que nem sequer sairam da cabeça dos desenvolvedores! Está començando a ficar vexatório.

Sei que trata-se apenas da velha prática do vaporware, posta em ação sempre que há interesse em não perder espaço nas manchetes para a concorrência, mas o verdadeiro problema está na crescente ousadia (ou desespero) da Microsoft e na falta de pragmatismo de alguns articulistas – afinal quantos deles realmente já se deram ao trabalho de ler um paper sobre o estágio atual de desenvolvimento de projetos como o ‘badalado’ Singularity?

Enquanto isso acompanhamos a sucessão de lançamentos de novos produtos e tecnologias desenvolvidos pela concorrência. São coisas reais, palpáveis, que você pode comprar ou consumir ainda hoje mesmo.

O mais interessante aqui é que a quase totalidade dessas coisas não depende diretamente da plataforma Windows – parece que tudo o que é novo e bacana não está sendo mais planejado tendo o Windows em mente, ou quase isso.

O maior risco que a Microsoft corre com esses anúncios fantasiosos e exagerados (são coisas que ainda não existem como Windows 7 com interface multitouch, Singurality, Midori e afins) é de produzir na cabeça do usuário do Windows Vista a desconfiança de que ele foi ludibriado.

Com atitudes como essa, mais do que qualquer outra coisa, a Microsoft pode estar contribuindo para reforçar a percepção de que o Vista não oferece valor suficiente para justificar a migração. E eu acredito que isso é tudo o que Microsoft menos precisa no momento.

No lugar de realmente corrigir o rumo do Windows a Microsoft pode estar estimulando o usuário do sistema a se aventurar por outras águas. E se considerarmos o nível de qualidade atual das plataformas concorrentes não será difícil imaginar que alguns deles acabarão optando por não retornar.

Written by @antoniofonseca

terça-feira, 5 agosto, 2008 às 2:11 am

Publicado em Opinião

Tagged with , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: