asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Windows + Surface. Será esse realmente o futuro do Windows?

with 2 comments


Durante a semana que passou várias publicações on-line propalaram a mais recente “novidade” da Microsoft, em sua próxima encarnação o sistema operacional Windows deverá incluir a possibilidade de operação utilizando gestos em alguma forma de touchscreen.

É incrível como estes rumores, cuidadosamente fabricados pelo pessoal do marketing (a MS vai de agência nova e tem uma enorme missão), ainda conseguem encontrar bastante eco na boa e velha mídia dita especializada.

Não fosse por alguns pequenos detalhes, o tal anúncio e todo o apelo visual do vídeo divulgado para legitimá-lo, poderia ter realmente relevância. Vamos a eles:

1- Sendo otimista, a data provável para o lançamento da próxima versão do Windows é o primeiro trimestre de 2010. A julgar pelo histório do calendário de lançamentos da Microsoft eu não sei não…;

2- Ainda não existe qualquer definição (pelo memos não de conhecimento público) dos verdadeiros recursos que serão incluídos na próxima versão do Windows. Nos meios especializados discute-se como algo realmente preocupante a viabilidade da manutenção da atual arquitetura do sistema operacional Windows e da sua combalida, inconsistente e obsoleta API (Win32/64). Essas são decisões cruciais para o futuro da plataforma;

3- A Microsoft faz alguns anos vem promovendo como melhor paradigma para a interação do usuário com o sistema operacional (e aplicações) sua tecnologia entitulada Tablet PC, composta basicamente por um computador com tela sensível ao toque, uma caneta do tipo stylus (popularizada há mais de uma década pelos famosos dispositivos da decadente Palm) e alguns componentes de software (ink por exemplo). Recentemente a empresa deu uma guinada em direção ao paradigma de operação com gestos diretamente na tela dos dispositivos. Isso aconteceu imediatamente após Steve Jobs praticamente redefinir o paradigma de interface com o usuário através do lançamento do revolucionário iPhone;

4- Hoje já é possível adquirir e utilizar rotineiramente dispositivos com o paradigma de interface baseado em gestos. Dentre eles os iPhone e MacBooks (notebooks) da Apple e essencialmente alguns modelos de smartphones de outros fabricantes.

5- O número de dispositivos com operação gestual está crescendo rapidamente. Dentro da nova leva, aguarda-se inclusive com bastante ansiedade, os equipamentos baseados na sensacional plataforma Android proposta pela Google – mas isso será assunto para um próximo post;

6- Provavelmente quando o Windows 7 for lançado oficialmente o paradigma de operação gestual não causará qualquer impacto pois a essa altura já não será uma novidade e sim um requisito a ser atendido pelo sistema.

Essencialmente por causa destes fatores eu acredito que mais uma vez a Microsoft, mesmo sem querer, expõe publicamente sua principal fragilidade e seu maior desafio: como acompanhar o ritmo de inovação da indústria e fazer frente ao crescente e sufocante peso do seu enorme legado?

Eu desejo toda a sorte do mundo a Microsoft nessa empreitada. Mas também acredito que tenha chegado o momento de discutir uma mudança no alto comando da empresa.

Written by @antoniofonseca

sexta-feira, 30 maio, 2008 às 12:29 pm

Publicado em Opinião

Tagged with , , , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Prezado ‘metido’,

    Infelizmente devido a baixa qualidade do conteúdo de sua mensagem e uso de palavras de baixo calão, eu precisei moderá-la. Quem sabe em outra oportunidade seus comentários poderão ser publicados (desde que atendam critérios mínimos de civilidade) e possamos discutir esse tema interessante como adultos.

    Obrigado pela atenção dispensada e espero que o tempo gasto lendo o post tenha servido para alguma coisa.

    ASF

    segunda-feira, 28 julho, 2008 at 10:34 am

  2. Incrível, depois dessa nao sei qual o limite para o pessoal de software.

    marcelo arakaki

    terça-feira, 13 setembro, 2011 at 4:22 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: