asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Ubuntu 8.04 LTS

with 4 comments


Acabo de instalar e testar o Ubuntu 8.04 LTS versão para servidor e minhas impressões sobre o sistema, até o momento, são as melhores possíveis. Me pareceu rápido (e como é rápido), limpo e consistente. Algo realmente digno das responsabilidades de um release LTS.

Agora é aguardar para ver como ele se comporta em ambiente de produção.

Eu acredito que esse LTS será um passo importante para o Ubuntu em direção aos servidores corporativos.

Mas ainda está faltando um maior empenho da Canonical para obter as certificações e homologações necessárias a dar a respeitabilidade ao Ubuntu. E mais importante do que isso, oferecer a tranquilidade que administradores de sistemas, CIOs e gerentes de TI ao redor do mundo buscam em soluções enterprise enabled.

Também é desejável maior esforço no sentido de padronizar a documentação técnica existente a adequá-la aos interesses do público corporativo.

No entanto o quadro geral é mais do que positivo e acredito em um futuro brilhante para essa distribuição que eu particularmente abracei ainda em meados de 2005.

Written by @antoniofonseca

sexta-feira, 25 abril, 2008 às 12:01 am

Publicado em Opinião, Ubuntu

Tagged with , ,

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] asf@web já saiu um post sobre a atualização do sistema. O Antonio Fonseca também não encontrou problemas na atualização. Aguardo o relato de outros […]

  2. […] por ASF (antoniosfonsecaΘyahoo·com) – referência […]

    Impressões sobre o Ubuntu 8.04 LTS

    sábado, 26 abril, 2008 at 3:03 pm

  3. Realmente foi um grande lançamento! Não uso o Ubuntu em ambiente de produção, no caso servidores, porém utilizo em meu desktop e notebook e confesso que o Hardy superou bastante minhas expectativas. Ontem instalei e configurei em meu notebook, e olha que o hardware dessa máquina é muito complicado, é da VIA (chipsets, video, audio). Tirando apenas uma pequena configuração feita na mão no Xorg, o sistema está 100% usual. Reralmente a Canonical a cada versão vem fazendo um trabalho primoroso no Ubuntu.

    Wendell

    sábado, 26 abril, 2008 at 4:02 pm

  4. Uso o Ubuntu desktop (não é o server) no meu notebook desde o 6.06. Desde então as atualizações de uma versào rpa outra SEMPRE deram erro e tive que fazer backup e instalar do zero denovo. Pela primeira vez a atualização automática, dessa vez do 7.10 pro 8.04, ocorreu de forma perfeita e tranquila. Não houve um mínimo problema. A única dor de cabeça foi que mandei atualizar logo após o lançamento e o download dos pacotes acabou demorando mais de 5 horas, mas isso é normal por conta do congestionamento. Mas tirando isto, a atualização foi perfeita.

    Nicholas

    sábado, 26 abril, 2008 at 5:51 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: