asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

ISO agora significa: I Sold Out?

with 2 comments


MS OOXML“No final, agradeço à Microsoft por nos ter feito perder ao menos um ano de nossas vidas para aprender lições tão importantes e realmente lhes desejo muita boa sorte no futuro. Vão precisar, pois com a reputação como a deles hoje e com a “vitória histórica” de uma norma que pede a todos nós para “fingir que existiu o dia 29 de Fevereiro de 1900″ realmente eu agora entendo o motivo prá tanto Service Pack.” (Jomar Silva)

Leia o desabafo balanço final de Jomar Silva (Diretor Geral da ODF Alliance – Chapter Brazil) sobre a votação e aprovação o MS OOXML como cinco e ao mesmo tempo um único padrão ISO.

Outra leitura recomendada é o texto publicado no Groklaw com alguns detalhes arrepiantes sobre o processo de aprovação na ISO.

Written by @antoniofonseca

quinta-feira, 3 abril, 2008 às 1:17 pm

Publicado em ISO, OOXML

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. É… Não pensava que a ISO era I$O… Uma pena…

    dnoway

    quinta-feira, 3 abril, 2008 at 4:24 pm

  2. Realmente e mais um fato altamente vergonhoso: Depois de uma votação repleta de irregularidades berrantes e muito dinheiro da Micro$oft por tras dos bastidores, o formato OOXML foi aprovado acredito que da forma mais cara-de-pau possivel, revoltante!

    É inacreditavel que a ISO tenha, de uma forma altamente ridicula, dado essa mancada que com certeza vai comprometer, e muito, a imagem da mesma, mas axo que estamos todos carecas de saber que, depois de um resultado absurdo desses, ficou mais que evidente que a ISO(concordo com a sigla – “I Sold Out”), em sua grande maioria, funciona a base de interesse de grandes corporações como a Micro$oft que mais uma vez provou ser uma empresinha que apenas quer se manter no “topo”, utilizando suas clássicas técnicas malufistas e monopolistas.

    Assim como o nosso amigo Jomar, tenho tambem perguntas a fazer, mas axo que apenas uma ja me deixaria satisfeito com uma resposta no mínimo plausível:

    Como pôde o OpenXML ter sido aprovado tão rapidamente, poucos meses após sua reprovação em Setembro de 2007, quando foram levantadas inúmeras questões (que, aliás, a Microsoft ainda não respondeu), e muitas críticas foram feitas, principalmente as questões técnicas, como pode?

    Pelo menos vendo o lado bom disso tudo: Um Brasil mais respeitado no quesito TI la fora, pois foi firme tanto na sua posição de dizer NÃO ao OOXML (posição que os “países de primeiro mundo” em sua grande maioria, não o tiveram e que os mesmos, carregaram votos cercados de irregularidades que põem em xeque a credibilidade da votação) como na sua postura altamente técnica.

    Agora e olhar pra frente e trabalhar para que o ODF, que já é um padrão ISO, se desenvolva e se mostre forte ao padrão OpenXML. Fica aqui a minha recomendação em utilizar uma forma de documentação aberta livre de custos e desatrelada a qualquer tipo de imposição como royalties….

    Fica aqui a minha indignação ao resultado da ISO.

    A grande pergunta não tão dificil pergunta que muita gente ainda tem sobre isso é: No que que a ISO tava pensando ao aprovar o OpenXML? No consumidor é que não era!

    P.S: para quem quiser ver quais foram os países que votaram e em quais há irregularidades(e não são poucas), clique no link abaixo:

    e tenho dito.

    Daniel Leal

    sábado, 5 abril, 2008 at 3:04 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: