asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

A verdadeira razão para usarmos Linux

with 25 comments


Nós dizemos as pessoas que usamos Linux porque ele é seguro. Porque é livre, ou talvez porque ele é customizável. Quem sabe até porque é grátis, ou porque tem um excelente suporte da comunidade…

Mas tudo isso é apenas bobagem de marketing. Nós dizemos isso aos que não são usuários de Linux simplesmente porque eles não compreenderiam a verdadeira razão. E quando repetimos o bastante todos esses falsos motivos, nós somos quase levados a acreditar neles também.

Ora, bem lá no fundo a verdadeira razão continua sendo mesmo:

Nós usamos Linux porque é divertido!

É divertido poder mexer no seu sistema. É divertido modificar todas as configurações, quebrar o sistemas e então precisar entrar no modo de recuperação só para consertá-lo. É divertido ter a disposição centenas de distribuições para escolher. É divertido usar a linha de comando.

Deixe-me dizer isso novamente. É divertido usar a linha de comando.

E não me admira aqueles que não são usuários do Linux não saberem disso.

O negócio é o seguinte, nós que somos fãs do Linux, usamos o sistema para o nosso próprio prazer. Ok, nós gostamos de ser produtivos. Sim, nós gostamos de ficar seguros contra vírus. Sim, nós gostamos de enconomizar uma boa grana. Mas estes são apenas os benefícios secundários. O que gostamos realmente é de poder brincar com o sistema, de fuçar em tudo e descobrir coisas completamente insuspeitas e ainda assim totalmente fascinantes sobre ele.

Por três razões fundamentais o Linux é tão divertido:

1. Linux proporciona controle total

Você já tentou encerrar um processo no Windows e o sistema simplesmente não permitiu? Já tentou excluir um arquivo – e não conseguiu? Mesmo você possuindo todos os direitos de administrador?

Linux permite que você faça qualquer coisa. Esse é principal benefício de sempre se logar como usuário comum. Se você logar como root o sistema assume que você sabe exatamente o que está fazendo. Assim que você se torna o root, tudo é permitido.

2. Linux não está amplamente disseminado

Aqui está um paradoxo. Nós sempre reclamamos que o Linux poderia ser mais amplamente utilizado. Mas aqui está uma das razões porque nós usamos esse sistema. Ele nos dá uma sensação de que somos especiais. É mais ou menos como se fôssemos “melhores do que a massa ignorante”.

Se o Linux torna-se completamente disseminado, nós provavelmente mudaremos para alguma outra coisa. Ou no mínimo desenvolveremos alguma distro obscura e somente nós a usaremos. Porque – precisamos encarar – nós queremos nos sentir especiais.

3. Linux é livre (como em liberdade/discurso)

Temos acesso ao código fonte de todas as nossas aplicações. Se desejarmos saber como determinada parte do sistema funciona, isso é possível. É algo que nos permite ajustar e brincar com todo o sistema. Nós realmente a-do-ra-mos mexer em nossos sistemas.

Mas é claro que não podemos simplesmente dizer para todo mundo que usamos Linux porque é divertido – certamente seríamos jogados em algum sanatório para loucos mais rápido do que você pode falar “inconformadamentedesestabilizadores”. Por isso tantas afirmações falsas, porém plausíveis, sobre o porquê de usarmos Linux.

Só que bem lá no fundo, todos nós sabemos qual é a verdadeira razão.

Então talvez, apenas talvez, da próxima vez que alguém me perguntar por que eu uso Linux… vou abrir um enorme sorriso e responder: “Porque usar Linux é divertido!”

Um bom final de semana para todos!

Tradução Livre do texto: The REAL reason we use Linux (An Amazing Mind)

Written by @antoniofonseca

sábado, 15 março, 2008 às 7:21 pm

Publicado em Humor, Linux

Tagged with

25 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. É isso aí Antônio!

    Luiz Sanches

    sábado, 15 março, 2008 at 8:48 pm

  2. Concordo plenamente=D

    eliasgranja

    domingo, 16 março, 2008 at 10:16 am

  3. […] por Josan Neves em 16 março, 2008 Gostei bastante do artigo publicado pelo meu vizinho, no blog asf@web aqui mesmo no WordPress, e resolví divulgá-lo. Afinal […]

  4. […] Convido-vos a ler o artigo completo no ASF@Web. […]

  5. Cara excelente este texto!!!

    Mas eu realmente acho que o cara poderoso, o realmente diferente, o melhor dos melhores, é aquele que consegue manter o Windows, 100% funcional, protegido, sem vírus. Quem tem esse poder, é o mais poderoso.

    Porque? por tudo que você disse….no linux é fácil!!!!

    Abraços,

    Carlos Junior
    http://www.amigoinfo.com.br

    cjpinfo

    domingo, 16 março, 2008 at 3:43 pm

  6. O Linux até agora só e seguro porque:
    – tem mais de 100 variáveis de linux, tais como ubuntu, kurumin, connectiva e etcs, o que dificulta para os hackers criar vírus para tudo isso.
    – Os Hackers querem dificuldade, não facilidade.. o linux tem muito bug, independente de qual variável!.

    Galera, não seja ignorante…

    Já que o Linux permite excluir qualquer arquivo, tomem cuidado ao excluir o arquivo principal, que mantém o sistema funcionando ok?

    !!!!

    Celestino

    domingo, 16 março, 2008 at 7:03 pm

  7. […] é só teclar http://www.pelenegra.wordpress.com. Bem como ia dizendo encontrei o artigo abaixo no link: https://antoniofonseca.wordpress.com/2008/03/15/a-verdadeira-razao-para-usarmos-linux/ e o achei tão representativo do pensamento da comunidade Gnu/Linux que resolvi reproduzi-lo na […]

  8. Meu único problema com Linux é a dificuldade de instalar programas.

    Alexandre

    domingo, 16 março, 2008 at 8:21 pm

  9. Se não eu lesse: Tradução Livre do texto: The REAL reason we use Linux (An Amazing Mind)
    Diria que foi o artigo mais bem escrito por um brasileiro… em todo caso a tradução está sensacional. Embora use Open/Net BSD o sentido do “Porque” esta claramente visivel nesse artigo, o autor escreve com a alma, e a citação mais pura e imensuravel talvez seja essa
    It gives us a feeling of being a special clique. Like we’re better than “those ignorant masses”.

    Parabéns pela tradução, de outro modo não teria saco pra ler😀

    Gabriel

    domingo, 16 março, 2008 at 11:04 pm

  10. Vc traduziu muito bem os meus sentimento pelo Linux…adoro ficar fuçando esse sistema operacional maravilhoso e me divirto muito com ele…

    fabio

    domingo, 16 março, 2008 at 11:27 pm

  11. […] para usarmos Linux Postado no 17 março, 2008 por Fernando M Mendonça Foi postado no Blog asf@web um interessante texto mostrando o que o blogueiro lá chama de “A verdadeira razão para […]

  12. […] Publicado 17 março 2008 Blogado Tags: diversão, linux, razão Foi postado no Blog asf@web um interessante texto mostrando o que o blogueiro lá chama de “A verdadeira razão para usarmos […]

  13. Alexandre disse:
    “Meu único problema com Linux é a dificuldade de instalar programas.”

    Rapaz isso que você diz é algo que muita gente também pensa mas isso não é verdade, vamos fazer um teste, se você quiser instalar o pidgin (um comunicador instantâneo, tem pra win w linux) no windows você vai ter que :
    1 – Baixar o executável
    2 – Abrir o explorer e achar onde você salvou ele
    3 – Dar 2 cliques no arquivo
    4 – Dar um monte de NEXT
    5 – Reiniciar o computador (geralmente tem que fazer isso)

    No linux, vamos pegar uma distro como o ubuntu por exemplo:
    1 – sudo apt-get install pidgin
    2 – Não tem passo dois já instalou !

    Hoje em dia as coisas estão bem mais simples, claro se você quiser instalar um programa feito lá pelo ‘zé das coves’ que ainda está em estado inicial de desenvolvimento e que tem poucas chances de funcionar ai sim você tem que ir e compilar o programa mas para os usuários normais isso raramente acontece e quando acontece ai é que você aprende!

    Como aprendi em uma aula de IA com a professora Cláudia Rizzi “Aprender Doi” e nós somos masoquistas e gostamos da dor!

    battisti

    segunda-feira, 17 março, 2008 at 7:34 am

  14. >Celestino disse:
    >O Linux até agora só e seguro porque:
    >- tem mais de 100 variáveis de linux, tais como ubuntu, kurumin, ]
    >connectiva e etcs, o que dificulta para os hackers criar vírus para tudo isso.

    Você claramente não sabe nada sobre Linux, nem sobre vírus e nem mesmo sobre o que é um Sistema Operacional. O núcleo do Linux é o mesmo para todos, muda apenas o conjunto de programas extras que vem instalados e algumas configurações. Mas um vírus que funcionasse em um muito provavelmente funcionaria em outro linux, sem problema algum.

    > – Os Hackers querem dificuldade, não facilidade.. o linux tem muito bug,
    >independente de qual variável!.

    Ter muito bug é relativo. Tem tanto ou meno quanto outros S.O.s, mas pelo menos as correções não demoram meses pra sair como em certo sistema operacional, tempo durante o qual você fica vulnerável.

    > Galera, não seja ignorante…

    É, boa idéia, não seja!

    >Já que o Linux permite excluir qualquer arquivo, tomem cuidado ao
    >excluir o arquivo principal, que mantém o sistema funcionando ok?

    ???!!!???

    Cuida pra um vírus não apagar o teu “arquivo principal”, seja lá o que você entende por isso…:/

    Respondido isto, ótimo texto !😉

    cristiantm

    segunda-feira, 17 março, 2008 at 1:20 pm

  15. O Celestino disse besteira!

    Linux executa arquivos ELF, e o kernel é o mesmo na maioria das distribuições… então criar um vírus para linux, seria muito fácil não é mesmo? Crie um vírus que ataque o kernel e pronto. Quanto a segurança, o sistema de permissões realmente não iria ser tão facilmente burlável assim!

    memphyx

    segunda-feira, 17 março, 2008 at 2:33 pm

  16. Fenomenal!

    Sérgio Luiz Araújo Silva

    terça-feira, 18 março, 2008 at 7:13 am

  17. Quem sabe o que fala ou escrevi sobre Linux sempre vai sentir o que a maioria nunca poderia descrever, movidos por uma busca sem fim por um Kernel próprio para sua arquitetura, ou até mesmo achar que os ícones do seu gestor de janelas ainda não é bonito o suficiente, buscando as dificuldades e descobrir que um detalhe não foi mencionado em 4 de 5 tutorias que leu sobre um mesmo assunto.
    A verdade é que temos Gigantes construindo Castelos apenas para olhar pelo lado de fora, deixando um legado impossível de ser calculado, noites perdidas apenas para uma pessoa que nunca verá ficar maravilhado por ter encontrado o resultado do que seria quase uma obsessão.

    Junior S.

    terça-feira, 18 março, 2008 at 3:09 pm

  18. Voce soube dizer muito bem,o que é ser um linuxers.
    Gostei,vou copiar seu artigo,para quando alguem me fizer a pergunta.
    Eu mandar a pessoa ler.

    Nelson

    sexta-feira, 21 março, 2008 at 10:32 am

  19. Não entendo estes termos técnicos, mas é divertido sim. Faço o diabo com o meu!

    Beijos, Antonio.

    cris moreno

    domingo, 23 março, 2008 at 8:48 pm

  20. Sabe, eu nunca havia imaginado esse termo “divertido” e ele é justamente o que melhor enquadra um usuário linux de coração.
    Realmente o terminal é um dos melhores passatempos que já vi, criar scripts é muito mais interessante que um lego.
    E assistir um vídeo com legenda e tudo em pleno terminal? Pena q essa gente do windows conheceu o tão tão limitado DOS e acaba comparando um ao outro.
    “Senhor, perdoe os usuários de windows, pois eles não sabem se divertir e aprender simultaneamente” rsrsrs😛

    Abraços
    WWWLinux

    jeferson

    segunda-feira, 31 março, 2008 at 7:28 am

  21. Olá amigo livre, gostaria de saber se existe alguma ferramenta boa na net para fazer boot de windows para linux com apenas alguns cliques, fiquei sabendo que alguns linux já vem com ela, mas estou com medode perder meus programas e arquivos no infeliz do Windows, poderia me ajudar?

    eliasgranja

    sábado, 5 abril, 2008 at 7:42 am

  22. eliasgranja,

    Existe um projeto mantido pelo Ubuntu chamado Wubi: http://wubi-installer.org/. Acredito que ele atende exatamente a sua necessidade.

    Com ele é possível instalar o Ubuntu no seu computador com o Windows, como se o Ubuntu fosse apenas mais uma simples aplicação do sistema da Microsoft, sem abrir mão das funcionalidades do Ubuntu.

    Se você quiser experimentar de maneira bem simples, faça o download da versão beta do Ubuntu 8.04 (que será lançado em 24 de abril próximo), aqui: http://www.ubuntu.com/testing/hardy/beta

    Quando você está no Windows e insere o CD do Ubuntu 8.04 é exibido um diálogo gráfico e após apenas alguns poucos clicks estarão instalados em seu computador Windows e Ubuntu (plenamente funcional), sem nenhuma necessidade especial como redimensionar partições de disco e etc.

    Se posteriormente você desejar remover a instalação do Ubuntu – por algum motivo estúpido🙂 – basta entrar no Painel de Controle do Windows, em Adiconar e Remover Programas e remover a aplicação wubi.

    ASF

    sábado, 5 abril, 2008 at 11:55 am

  23. Puxa vida! Sem dúvida um dos melhores textos no assunto. O cara realmente arrancou da alma o que nos motiva. E certamente “muitos” linuxers nem viam dessa maneira.

    Eu sempre costumo dizer que windows e Linux não são sistemas concorrentes, pois atendem a um público distinto, winloosers não gostam de windows, eles gostam de games, “msn”, “hotmail”, games, “orkut”, games, “word”, “ponteiro do mouse animado”, “área de trabalho sobrecarregada”, e tudo que se encontra no micro de um usuário comum que formata o frequentemente kkkkkk.

    Coloquei algumas palavras entre aspas para explicar que não são obrigatórias a um usuário de windows, mas simplesmente porque uma maioria esmagadora de win users tem e-mail no hotmail, como se só existisse ele, ou seja, “limitado em conhecimento, por não se interessar em aprender algo novo ou pesquisar”.

    Faça uma análise você mesmo, os usuários de windows só usam windows na maioria das vezes para fazer os ítens que citei. Prova disso o sistema deles só vão piorando com o tempo por falta de cuidados com o SO.

    Nós… Linuxers, gostamos mais do Linux do que qualquer programa para o mesmo. Não por questão de paranóia, mas por que conhecemos o SO e sabemos do que ele é capaz, mas o que realmente nos fascina é o universo escondido dentro dele, é não tem limite para o conhecimento dentro desse maravilhoso SO, no windows é simples, em alguns minutos você atravessa ele de ponta a ponta como se morasse em uma pequena vila. Mas o Linux…. Ah! Caro amigo!!! Dê um grito bem alto aquele cujo viu tudo que o Linux pode oferecer!

    O ser humano sempre foi fascinado pelo desconhecido, pela capacidade de superação e soberania. Mas a geração de hoje, amortizada e “reeducada” pelo sistema se perdeu do verdadeiro espírito.

    Mas nós, que nascemos diferentes, capazes de enchergar por trás do teclado e do monitor, capazes de ler as letrinhas verdes, nós…. Tomamos a pílula azul (Linux) e descobrimos o maravilhoso mundo onde o limite é a imaginação, um mundo que cada vez mais aumenta nosso conhecimento e liberdade.

    Ufa! Vou parar por aqui senão meu comment fica maior que o artigo kkkkkkkkkkkk

    Resumindo: Eu uso Linux porque só ele é capaz de absorver toda “energia que meu cérebro produz incessantemente”.

    cytron

    segunda-feira, 2 junho, 2008 at 3:55 pm

  24. Impecável a tradução. Muito bom o seu português. Raro isso. Infelizmente.

    zeninguem

    quinta-feira, 5 junho, 2008 at 1:06 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: