asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Até quando viveremos dessa maneira?

leave a comment »


Matéria do jornal O Globo Online (“Força tarefa do MPT que investiga setor aéreo desconhece denúncias sobre condições de aviões da BRA“) denuncia, com registros fotográficos, as condições escandalosas em que operavam os aviões da companhia BRA!

“O avião PR-BRW, um Boeing 767-300, ficou um ano atravessando o Atlântico, entre Brasil e Europa, com uma pane de conversor, que não podia pegar chuva” (denúncia no O Globo)

Um dia desses eu estava conversando com um amigo sobre a tal proposta do governo brasileiro de ressuscitar a Telebrás sob o pretexto de ser a melhor, ou mesmo única maneira, de conseguir levar o acesso a Internet em banda larga a todos os municípios brasileiros.

O argumento daqueles que defendem a idéia é de que as empresas do setor de telecomunicação não seriam capazes expandir a prestação de serviços para áreas com menor densidade populacional ou faixa de renda.

Será mesmo? Eu discordo. Acredito que tudo se resume a uma boa definição de regras claras e metas a serem cumpridas. E é claro, com todo o cuidado também para evitar um excesso de intervencionisse do estado.

E tem mais, acredito que tanto o caos aéreo que se instalou no país quanto o trust formado pelas empresas do setor de telecom, que fatiaram o país em regiões onde na prática não existe a livre concorrência, são fruto direto da negligência criminosa da administração do estado brasileiro, o responsável direto pelo sucateamento das agências reguladoras.

As agências hoje servem essencialmente como cabides de emprego e balcão de negócios inconfessáveis, quando  deveriam funcionar como fiscalizadoras e definidoras de regras que proporcionassem as condições adequadas de concorrência. Condições que levassem em conta os interesses da nação e essencialmente do consumidor brasileiro.

Cabe aqui o registro de que a prática atual não é uma invenção e nem mesmo exclusividade desse governo. O que presenciamos é tão somente o agravamento de uma situação, me desculpem o trocadilho infame, provocada por anos a fio de desgoverno!

Fica então uma pergunta muito simples: até quando viveremos dessa maneira?

Written by @antoniofonseca

quarta-feira, 5 dezembro, 2007 às 1:03 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: