asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Incontestavelmente dois dentre os melhores sistemas operacionais já desenvolvidos

with 5 comments


Esse mês de outubro de 2007 entrará para a história como o momento em que foram lançadas, com apenas uma semana de diferença, as duas mais novas e importantes versões de dois dentre os melhores sistemas operacionais já desenvolvidos.

Estou falando do Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon e do Mac OS X 10.5 Leopard.

Sobre o primeiro pode-se afirmar que se trata da distribuição GNU/Linux mais amigável, simples, poderosa e de maior sucesso disponível na atualidade. O segundo é a quinta encarnação do incrivelmente bem sucedido Mac OS X da Apple, agora um sistema operacional UNIX completamente certificado.

Os dois sistemas possuem um conjunto de características, principalmente relacionadas a usabilidade, que proporcionam importantes diferenciais em relação a concorrência.

Algumas características estão presentes em ambos e muitas estão relacionadas com a utilização de software open source.

O Ubuntu é um legítimo representante dos sistemas operacionais livres (baseados em Linux) e o Mac OS X um conjunto bem integrado e equilibrado de software proprietário e open source.

Segue uma rápida lista destes componentes open source:

Linux e Darwin (respectivamente os núcleos destes sistemas operacionais), bash (shell), vim (editor de textos), OpenSSH (login remoto), Apache (compartilhamento web), BIND (resolução de nomes), SAMBA/NFS (compartilhamento de arquivos), tftpd (acesso FTP), CUPS (impressão), ports (gerenciador de pacotes), etc.

Sem falar nas aplicações para desktop, disponíveis para os dois sistemas:

Firefox, NeoOffice (OpenOffice.org), Gimp, Inkscape, Miro, Nvu, Rdc (rdesktop), VLC, etc.

Software open source geralmente é mutliplataforma (executa em vários sistemas operacionais) e possui uma importante característica, é desenvolvido tendo a segurança como prioridade. Uma coisa que contrasta com muita solução popular encontrada por aí.

Estes dois sistemas são a prova incontestável de que software pode ser ao mesmo tempo simples, amigável, estável e muito confiável.

Não importa se optou por usar um PC com o Ubuntu instalado (até mesmo com outra distribuição Linux moderna) ou um Apple Macintosh com o notável Mac OS X, tenho certeza que você experimentará o que de melhor a atual tecnologia pode proporcionar.

E o que também é muito importante, com toda a segurança e em ótima companhia.

Written by @antoniofonseca

sábado, 27 outubro, 2007 às 8:54 pm

Publicado em Mac OS X, Opinião, Ubuntu

Tagged with , , ,

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] ASF Did an interesting post today on antoniofonseca.wordpress.comThe first few lines are here: […]

  2. pena que os /mac fans debiloides nao penssem assim

    eu

    domingo, 28 outubro, 2007 at 9:00 pm

  3. Eu acho que também existem usuários desinformados no universo do software livre.

    O mais importante é que um número crescente de pessoas está descobrindo que não vale a pena ficar parado na “janela”, esperando a vida passar.

    Essas pessoas estão descobrindo que existe um interessante universo de possibilidades a ser desbravado e estão comunicando isso a quem quiser ouvir.

    ASF

    ASF

    domingo, 28 outubro, 2007 at 10:05 pm

  4. Quando vi o linux pela primeira vez não acreditei que era Free gosto muito do Linux idenpendente do que os outros pensam o Linux é mais do que qualquer outro sistema
    primeiro porque não tem muitos virus segundo porque é leve terciero porque é bonito quarto porque é rápido quindo não exige muito hardwre para rodar so isso já bastaria para que todos os usuários migrassem para o Linux o maior problema do Linux é:
    O monopólio da Janela como o amigo acima falou não existe muita coisa feita para rodar no linux a não ser aquilo que os próprios desenvolvedores de software livre fazem isso é que me deixa mias chateado os maiores jogos por exemplo : fifa 2005,2006 etc, Trackmania (United, Forever, Original, Sunrise), rpgs, lutas, etc são voltados para o monopólio da janela. E eu pelo menos sou apaixonado por jogos (não sei se a maioria das pessoas tem o mesmo gosto que o meu) fico “preso” nessa janela isso é que me deixa mais chateado:
    Pensem comigo se o software é free porque não fazem também uma versão para o Linux? isso tá com cara de monopolio mesmo porque não há outra explicação.

    Daniel

    sábado, 10 maio, 2008 at 4:40 pm

  5. olha analizando as duas respostas eu fico com pé atras em usar por mais tempo o windows xp , pois se eles são donos do monopolio que existe esta na cara que isto acontece com força , só basta todos os usuarios migrarem para o linux e tentar barrar esse monopólio louco que existe, se eles não vendem não lucram e não tem por que fazer monopólio é facil a força somos nós, os usuarios somos nós então depende de quem?

    penso que o futuro dos softwares só depende de uma força e essa força chama-se usuario !!!

    linux the best OS …..

    geilton

    segunda-feira, 28 junho, 2010 at 6:37 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: