asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Microsoft continua tentando deter o avanço do ODF

with 14 comments


A Microsoft continua preocupada com o avanço dos padrões abertos, com a ameaça que eles representam para o seu modelo de negócios monopolista e parece estar disposta a tudo para não ser destronada.

Na área de formatos de documentos ocorre o “embate” entre o padrão ISO, representado pelo ODF, e a proposta do OOXML da Microsoft.

Um capítulo especial dessa saga ocorre agora em terras brasileiras, trata-se da tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português brasileiro para que ela possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR) e da discussão sobre o voto ao pedido de aprovação na ISO do OOXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500), feito pela Microsoft.

Transcrevo aqui dois importantes depoimentos sobre o assunto.

O primeiro é de Jomar Silva, Diretor Geral da ODF Alliance – Chapter Brasil. É um relato sobre o trabalho da ODF Alliance para dar sustentabilidade ao avanço do formato ODF no país.

“O a atuação da ODF Alliance no Brasil neste momento está centrada na ABNT em duas iniciativas que darão a sustentabilidade necessária ao avanço do ODF em nosso país.A primeira delas é a tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português do Brasil para que possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR), permitindo assim a sua utilização legal no Brasil para projetos legislativos, decretos e licitações públicas entre outras. O grupo que está trabalhando na tradução da norma é coordenado por mim como representante da ODF Alliance e conta com a participação de diversas empresas públicas e privadas. Este trabalho está sendo acompanhando pelo governo.A segunda é a dicussão sobre o voto brasileiro ao pedido de aprovação na ISO do OpenXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500). Este pedido foi protocolado na ISO em dezembro e temos até o dia 2 de setembro para enviar o voto brasileiro que está sendo discutido na ABNT mas que na verdade representara a MINHA e a SUA opinião sobre o tema. O pedido está sendo analisado via processo de FastTrack na ISO e foi protocolado pelo ECMA, pois o OpenXML é um padrão ECMA (ECMA376). Este comitê do qual participo na ABNT já empreendeu os esforços necessários para tornar o Brasil um membro “P” do JTC1 da ISO o que nos dá o direito (na verdade a obrigação) de votar.

A participação na ABNT está aberta a qualquer empresa ou entidade de classe que esteja disposta a contribuir tecnicamente para a análise das mais de 6.000 páginas da especificação do OpenXML. As discussões estão sendo feitas no Grupo de Trabalho 2 (GT2) da CE 21:034 da ABNT e as orientações sobre a participação no processo podem ser solicitadas diretamente á ABNT (www.abnt.org.br). Lembro-lhes apenas de que a decisão do voto brasileiro é uma decisão técnica e não política e portanto seja ela qual for terá que ter embasamento técnico.

A ODF Alliance está ainda em contato com diversas empresas e entidades de governo com o intuito de explicar a todos os processos que estão em andamento na ABNT e convidá-los a participar das duas iniciativas. Estamos também participando de palestras e eventos organizados por universidades, empresas e entidades (públicas e privadas) para a difusão do ODF. O trabalho da ODF Alliance no mundo pode ser acompanhado através do nosso site (www.odfalliance.org) e da nossa newsletter disponível lá.

Estou á disposição para qualquer esclarecimento necessário,

Jomar Silva
Diretor Geral
ODF Alliance – Chapter Brasil”

(fonte: Lista do PSL Brasil)

O segundo é um alerta de Sérgio Amadeu sobre as manobras de bastidores e lobby que estariam sendo feitos pela Microsoft para tumultuar o processo e privilegiar a sua proposta em detrimento do ODF, ele pode ser lido aqui: ALERTA: ABNT ESTÁ PRESTES A APROVAR PADRÃO DEFENDIDO PELA MICRO$OFT.

Bem, eu sugiro que você tire as suas próprias conclusões.

Written by @antoniofonseca

quinta-feira, 17 maio, 2007 às 11:09 am

Publicado em Info, Microsoft, ODF

14 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Microsoft continua tantando deter o avanço do ODF […]

  2. O Ministério da Saúde adverte: Odiar a Microsoft provoca câncer no cerébro.

    Bill

    quinta-feira, 17 maio, 2007 at 3:08 pm

  3. A MS acaba encontrando um terreno fértil em nosso país, infelizmente vender o Brasil está na moda. Triste que esse lobby esteja surtindo efeito.
    E eu que pensava que apenas os políticos entregavam as coisas de bandeja, mas é algo mais forte, intríseco em alguns cidadãos brasileiros.

    Esse tipo de atitude deve ser denunciada ao MP, porém creio que nossas leis nada possam contra lobby, talvez esse tipo de prática seja até mesmo protegida em nosso país…

    Alguém aí pretende fazer algum tipo de manifestação?
    E-mails?
    Petição online?
    Grupo de pressão em “autoridades”?

    Me coloco à disposição desde já!

    João

    quinta-feira, 17 maio, 2007 at 4:41 pm

  4. Bill,

    Xiii, parece então que eu e você vamos assistir ao fim de gente pacas! E nos dois lados do Atlântico.🙂

    Obrigado pela visita.

    Abraço,

    ASF

    ASF

    quinta-feira, 17 maio, 2007 at 4:52 pm

  5. […] Microsoft continua tantando deter o avanço do ODF A Microsoft continua preocupada com o avanço dos padrões abertos, com a ameaça que eles representam para o seu […] […]

    Top Posts « WordPress.com

    quinta-feira, 17 maio, 2007 at 9:02 pm

  6. Odeio sim e estou vivendo tem gente que adore e esta morrendo…

    FabioLimaCE

    quinta-feira, 17 maio, 2007 at 11:43 pm

  7. Microsoft q se ferre! Empresa mais rica e mais monopolizadora!

    NYNJA

    sexta-feira, 18 maio, 2007 at 5:09 am

  8. A Microsoft tem uma personalidade muito forte, ela sempre tenta impor a sua vontade, os seus padões e muitas outras coisas!! A última que fiquei sabendo dela é a proposta de interoperabilidade entre o seu sistema e a Red Hat, na qual o presidente da Red Hat disse que seu sistema já possuia interoperabilidade com qualquer outro, bastava usar os padrões abertos!

    João Salvatti

    sexta-feira, 18 maio, 2007 at 8:24 am

  9. Como sempre esse pessoal acaba exagerando. Isso é falta de trabalho.

    http://criticalinux.blogspot.com/2007/05/openxml-vs-odf-as-contradies-de-sergio.html

    Critico

    sexta-feira, 18 maio, 2007 at 11:15 am

  10. Odiar ou amar? Quem se importa?

    Certamente lançar farpas e maldições sobre a M$ não é o melhor caminho para apresentar o Linux. Mas brincadeiras à parte, não me surpreenderia se encontrassem um laptop com o Ubuntu Linux no porão da casa do tio Bill🙂

    “Entre comprar a maçã, prefiro ter acesso à plantação de onde ela veio”.

    Saudações Livres,

    Área Livre

    sexta-feira, 18 maio, 2007 at 7:08 pm

  11. Quem é a micosoft?
    Essa empresa ridícula que sempre faz besteiras em grandes eventos ao vivo da BBC e muitos outros? PALHAÇOS!

    Inject Unix

    sexta-feira, 18 maio, 2007 at 9:20 pm

  12. Antônio Fonseca: Excelente post. Temos que alertar o povo sobre as coisas que andam acontecendo. Se o OpenXML for escolhido, a M$ continuará com seu monopólio nos tipos de arquivos de documentos
    Critico: Li seu post e sinceramente só posso dizer que nunca vi tanto FUD misturado com bobagem na minha vida. Sinceramente não recomendo seu blogzinho cheio de FUD para ng… Pelo que percebi lá você tem ele desde 2003 só para ficar escrevendo FUD… A M$ tá te pagando? Ah sim… Já respondi seu post lá no seu blog. Ficou um pouco grande… Não sei se você terá paciência de ler… se não conseguir pede a ajuda de alguém.
    Ao outros: nem percam tempo indo ao blog do cara que comentou com o nome de Crítico… Sinceramente, ele é um cara que não sabe o que está dizendo!

    terramel

    sábado, 19 maio, 2007 at 8:55 am

  13. Terramel, não adiantou seu alerta pra não ir ao “saite” do cara(critico); eu fui e vou sempre: tenho todo direito de ler merda sempre que quizer.

    []s
    Louis

    Louis Ciffer

    sexta-feira, 10 agosto, 2007 at 5:32 pm

  14. Louis,

    Obrigado pela visita. Por suas palavras depreendo que temos pelo menos uma coisa em comum, o apreço pela liberdade.

    Abraço,

    ASF

    ASF

    sábado, 11 agosto, 2007 at 1:10 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: