asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Dell e Linux no desktop: poderia funcionar?

with 5 comments


Meu post tem o mesmo título de um artigo de Bryan Richard para a Linux Magazine (Dell and Desktop Linux: Can it Work?). Repercussão das manifestações pró-software livre no recém lançado website IdeaStorm da Dell.

O autor conclui que apesar de encorajadoras, e de certamente proporcionar bons elementos de discussão para os fornecedores de soluções Linux, as manifestações no IdeaStorm não devem se traduzir em alguma mudança verdadeira do modelo de negócios da Dell (e de praticamente todos os fabricantes de PC) que é simplesmente o de vender, da forma mais eficiente possível, máquinas com o Microsoft Windows.

Você concorda? Você discorda? Leia o artigo na íntegra [aqui].

Referência: Linux pré-instalado | Ubuntu | Fedora | OpenSUSE | Multi-Boot

Written by @antoniofonseca

quinta-feira, 22 fevereiro, 2007 às 11:12 pm

Publicado em Info

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. A Dell é uma típica empresa americana, visa o lucro acima de tudo.
    A decisão que ela tomar poderá mostrar ou não se a empresa se preocupa com os usuários, se optar pelo software livre deverá tomar a precaução de escolher bem o hardware que utilizará nos equipamentos visados ao mercado dos usuários Linux e também garantir um suporte decente.
    Porque do contrário só seria mais uma empresa com micros estilo projeto pc conectado, diferenciando-se apenas na quantidade de memória ram ou do hd e talvez um gabinete mais bonito.
    Mas concordo com o editor da Linux Mag, acho muito improvável.
    Infelizmente para que os usuários de computadores possam ter acesso à um sistema operacional decente só existem duas opções atualmente, comprar um Mac ou então conhecer alguém que saiba lidar com Linux e esteja disposto a ajudar pois nem sempre recorrem aos fóruns ou canais de irc.

    Torço para que a Dell tome uma decisão acertada como IBM, HP e tantas outras empresas tomaram ao darem maior atenção ao Software Livre, seria bom para todos, inclusive para ela, talvez não à principio, mas com certeza a longo prazo os frutos colhidos seriam muito expressivos.

    usucapiao

    sábado, 24 fevereiro, 2007 at 6:30 am

  2. Olá ‘usucapiao’,

    Nem IBM (Lenovo), HP ou qualquer outro grande fabricante de PC oferece linhas de produtos com o Linux (como sistema operacional principal) para o usuário final no desktop. Isso continua sendo um tabu, um desafio que precisa ser superado.

    Eu acho que infelizmente está sendo desperdiçada uma boa oportunidade de oferecer aos consumidores, possivelmente a um custo menor, linhas de produtos baseados em PC com uma solução de sistema operacional equivalente (e em alguns casos superior) ao Mac OSX da Apple.

    Se você for um especialista é claro que pode comprar o hardware e realizar sua própria integração, mas esse ainda não é um privilégio para muitos. O usuário final, aquele que compra um PC em uma loja ou revenda e quer sair usando, ainda está sendo segregado.

    Na minha opinião esse contra-senso ocorre principalmente porque o Microsoft Windows exerce influência demais sobre os planos dos fabricantes de equipamentos e dispositivos, por causa dos desafios com o licenciamento de codecs e formatos proprietários e pela questão do suporte técnico (pós-venda).

    A solução para estes desafios está no aumento da escala, na assinatura de acordos de licenciamento e de suporte com fornecedores de soluções baseadas em Linux.

    Suportar Linux no servidor no entanto já é lugar comum e praticamente todos os grandes fabricantes já descobriram faz tempo que essa é uma atividade pra lá de lucrativa, inclusive a própria Dell.

    Se você reside fora do Brasil, em especial nos EU, existem algumas empresas que já oferecem linhas de produtos baseadas em Linux para usuários finais. Veja o exemplo da System 76 (http://system76.com/), que inclusive trabalha com a minha distribuição favorita, o Ubuntu.

    Abraço,

    ASF

    ASF

    sábado, 24 fevereiro, 2007 at 10:47 am

  3. Caro ASF,

    até daria se a Dell não tratasse os usuários finais com descaso e desprezo

    Quemel

    domingo, 25 fevereiro, 2007 at 7:31 pm

  4. Olá Quemel,

    Obrigado pela visita.

    Olha eu sou usuário final da Dell e raramente tenho ouvido críticas ou comentários ruins de quem é cliente da empresa.

    No meu caso inclusive, já precisei recorrer ao suporte técnico para a substituição de um HD e fui prontamente atendido, sem nenhum problema.

    É claro que o meu caso pode ter sido a exceção, eu posso ter tido sorte. Deixe-me perguntar uma coisa, você já enfrentou problemas com algum produto ou serviço da Dell?

    Abraço,

    ASF

    ASF

    domingo, 25 fevereiro, 2007 at 7:59 pm

  5. Olá,

    ai rapaziada, dá uma olhada nesse link da dell.. ela já disponibiliza nos dells americanos sistemas como red hat ou ubuntu de fabrica… uma hora chega aqu ino brasil… abraços!

    Rico

    http://www.dell.com/content/topics/segtopic.aspx/linux_3x?c=us&cs=19&l=en&s=dhs

    Rico

    segunda-feira, 7 julho, 2008 at 6:40 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: