Novell pode ser impedida de distribuir Linux (2)
Não poderia ser diferente, a tal matéria da Reuters começou a repercutir e já está causando muita polêmica.
Augusto Campos do Br-Linux.org por exemplo, não gostou e acha que o reporter foi leviano.
Eu não diria tanto, mesmo porque tenho acompanhado com atenção o desenrolar dos fatos relacionados a esse pacto Novell/Microsoft e tudo indica que há interesse da FSF em interferir diretamente sim. Inclusive essa seria a vontade de uma parcela expressiva da comunidade FLOSS.
Mas está claro também que a FSF não dispõe dos meios necessários para embargar a comercialização de Linux pela Novell. Não é uma simples questão de vontade. 🙂
Ou seja, além do trabalho em torno da GPLv3 o que ainda ninguém sabe ao certo é se a FSF fará algo nos próximos 15 dias.
O que define Liberdade de Software em Software Livre?
Linux... e mais coisas
terça-feira, 6 fevereiro, 2007 at 9:01 am
Caro ‘Linux…e mais coisas’,
Só uma coisinha, ninguém está afirmando que o Linux da Novell não é software livre. As quatro liberdades fundamentais criadas pela FSF servem apenas para definir isso, o que é ou não software livre (e elas não são os termos da GPL).
O problema com o acordo Novell/Microsoft diz respeito mais ao possível uso ou apropriação indevida de software que está licenciado sob GPLv2.
Não está em dúvida se o software é ou não livre, se pode ou não ser comercializado. A coisa é um pouquinho mais complicada do que isso.
Recomendo uma nova leitura no meu post e me informe se alguma coisa ainda não ficou clara.
Um forte abraço,
ASF
ASF
sexta-feira, 9 fevereiro, 2007 at 3:28 pm