asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Não dá pra colocar o gênio de volta na garrafa

with 4 comments


Segue como dica de leitura, indispensável, o ótimo texto de Ricardo Bánffy sobre liberdade de expressão, modernidade e a absurda decisão de um juiz paulista de tentar censurar a Internet.

“É incômodo que exista um juiz que acha que é realmente razoável pedir ao YouTube que remova todos os vídeos da bimbosa dupla mais depressa do que eles são recolocados lá. A menos que todos os devotos do casal sejam profundamente ineptos e falhem em tomar providências básicas, é praticamente impossível verificar todos os vídeos adequadamente. Mesmo que se opte pela solução menos impossível, de bloquear o range de IPs do YouTube em roteadores estratégicos, é necessário antes pesar o valor da felicidade desse casal de aprendizes de Esther Williams contra a conveniência do resto da população. Eu, certamente, acho a conveniência do YouTube muito mais importante do que a felicidade deles. O interesse pela dupla aquática vai desaparecer com o tempo. Eu, por exemplo, ainda lembro o nome dela e não lembro o do rapaz. Em 10 anos, não lembrarei de nenhum dos dois. Em 50, nem mesmo eles lembrarão.

A vida pode ser miserável quando um juiz determina que você vai pagar uma monumental multa diária enquanto não conseguir dançar no teto ou assobiar enquanto chupa cana. É particularmente miserável porque eles contam com um poder quase absoluto: eles determinam que algo que eles querem é possível e, a partir daí, passa a ser sua obrigação violar leis da física para fazê-lo.

Também é risível, de verdade, essa insistência de juízes brasileiros em tentar fazer valer as leis daqui em outros lugares que estão, clara e evidentemente, fora da sua jurisdição.

É um mundo grande e os bracinhos do judiciário brasileiro não saem de nossas fronteiras.

Leia integralmente aqui: Pamela Anderson, Paris Hilton, Xuxa e Cicarelli – Ricado Bánffy – Webinsider

E a decisão do juiz já fez as suas primeiras vítimas, os infelizes usuários que acessam a rede através dos serviços da Brasil Telecom. Ao que tudo indica essa empresa bloqueou o acesso a todo o conteúdo do site Youtube.

Atenção: se você é usuário destes serviços leia em Furando o bloqueio: como acessar o YouTube censurado – Br-Linux.org como evitar a censura ao Youtube.

É realmente do que precisamos, o que desejamos para o Brasil, um modelo de acesso a Internet censurado pelo estado a exemplo do que ocorre hoje na China e em alguns outros países do oriente?

Written by @antoniofonseca

domingo, 7 janeiro, 2007 às 7:49 pm

Publicado em Dica, Info, Opinião

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. É uma pena ver que o Brasil não irá avançar e evoluir tão cedo. O país está podre! E este bloqueio da liberdade de imprensa é simplesmente ridículo! Porque a Cicarelli não para de dar na praia ao invés de bloquear o direito de um internauta olhar seus vídeos preferidos? É triste!

    Matt Tsubasa

    segunda-feira, 8 janeiro, 2007 at 11:33 am

  2. Uma dúvida: Eu tenho Vírtua mas não tenho um provedor de CONTEÚDO, como o BrTurbo da Brasil Telecom. Nesse caso há como ser proibido de acessar o YouTube ou só um provedor de conteúdo pode fazer isso?

    Matt Tsubasa

    segunda-feira, 8 janeiro, 2007 at 11:34 am

  3. Caro Matt,

    Até agora, ao que tudo indica, apenas os usuários de acesso a Internet através da Brasil Telecom estão sendo prejudicados.

    Abraço,

    ASF

    ASF

    segunda-feira, 8 janeiro, 2007 at 1:54 pm

  4. Matt,

    Leia também:

    Brasil Telecom confirma oficialmente que está bloqueando o YouTube desde sábado
    http://br-linux.org/linux/youtube-bloqueado-confirmado-oficialmente

    La vai o Brasil, descendo a ladeira…😦

    Abraço,

    ASF

    ASF

    segunda-feira, 8 janeiro, 2007 at 2:30 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: