asf@web

Tecnologia, Informação e Expressão

Patentes e Inovação

with 2 comments


A revolução da sociedade da informação nos tem imposto enormes desafios, dentre eles está a discussão do modelo atual de patentes.

É uma discussão oportuna principalmente se a contextualizarmos na indústria de software que vive um momento de ascensão das tecnologias baseadas em padrões livres e abertos, desenvolvidos colaborativamente através do modelo do FOSS (Free and Open Source Software). Mas esse é um assunto que extrapola em muito esse caso específico.

Patentes no passado provaram ser um importante instrumento de proteção da propriedade intelectual, mas vêm sendo crescentemente utilizadas por empresas como forma de frear a inovação e estabelecer reserva de mercado para seus produtos e serviços com consequências potencialmente desastrosas. Essa distorção pode ter um impacto profundamente negativo não somente nos mercados deste século 21 como também na evolução de toda a sociedade.

Penso que há um sério risco de perpetuação ou agravamento da situação atual de um mundo permanentemente dividido entre ricos e pobres, desenvolvidos e sub-desenvolvidos, pessoas com acesso e aquelas sem acesso a qualquer tipo de recurso. Risco do avanço dos monopólios, da disponibilidade de recursos para pesquisa científica apenas para certos temas, do desenvolvimento de tratamentos ou drogas para combater apenas certas moléstias, até mesmo da substituição de espécies animais e vegetais naturais por material genético “proprietário”, para citar apenas alguns.

Na minha opinião está clara a importância de uma reflexão lúcida e bem informada sobre esse assunto.

Para começar estão aqui duas dicas de leitura:

Written by @antoniofonseca

sábado, 16 setembro, 2006 às 12:37 pm

Publicado em Opinião

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. I have some ideas and would like to develop them with a view of patenting them. What would be required in order to do this?

    DOROTHY KOGUT

    quarta-feira, 7 março, 2007 at 12:21 pm

  2. Hi Dorothy,

    Thank you for your comments. I think the best answer for your question depends mainly of the legislation from where you lives and of what specifically you are planning to register as an patent.

    I also suggest that you consult a specialist (lawyer) and contact the local office of patents.

    ASF

    ASF

    quarta-feira, 7 março, 2007 at 5:53 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: